Como envolver os Jovens nos Ministérios da Igreja

 · Projeto Reencontro: O ideal é marcar a data de uma grande festa de reencontro, e a partir daí começar a dar passos no sentido de se aproximar daqueles que um dia estiveram conosco. O objetivo é criar o clima para que eles sintam-se motivados a vir participar do programa e voltar. A grande maioria das apostasias se deve a questões sentimentais.
Você pode descobrir jovens afastados através do livro de membros, vizinhos que sejam da igreja, pais, pedidos de oração, anúncios na igreja, etc.
Já as visitas, devem ser breves, ao ponto, para ouvir o visitado, mesmo que seja um desabafo. Devem evitar também justificativas, discussão, e até mesmo um ar de admiração com o que vai ser ouvido. O ideal é construir um clima cordial, de respeito, discreto e positivo. A visita deve ser encerrada com a entrega de
alguma literatura, um convite para assistir um culto na igreja e uma oração.
O convite para o programa especial deve ser bem bolado, com uma linguagem leve e agradável. Quem sabe até gravado em uma fita cassete com uma música especial. Ai vale a criatividade.
· Mensagens descoladas: É uma chance de explorar adesivos com mensagens bíblicas. Você pode confeccioná-los e organizar uma equipe de jovens que possa abordar motoristas em sinais de trânsito, pedindo para colocá-los nos carros.
· Mensagens em jornais: Um trabalho de aproximação bem feito, pode fazer com que algum jovem da igreja, ou mesmo o Pastor, tenha um espaço no jornal local para uma mensagem de reflexão.
· Programas de rádio: O mesmo pode acontecer com o rádio. “A Voz da Profecia”, que tem produzido ótimos programas, envia gratuitamente CDs com programas para aqueles que possuem um espaço para transmiti-los.
· Projeto Eco: O som que se propaga. É o projeto onde os jovens gravam mensagens, sermões ou músicas e repassam aos amigos para que possam ouvir.
· Visitas a doentes e idosos: É a oportunidade para os jovens fazerem um pouco que vai significar muito.
· Escola Cristã de Férias: Os jovens dirigindo 15 dias de atividades espirituais e recreativas para as crianças da igreja e comunidade. Busque maiores informações com a direção do departamento infantil de sua igreja ou com o(a) responsável
pelo Ministério da criança de sua Associação/Missão.
· SOS Criança: Atendimento a crianças doentes. É possível fazer e consertar brinquedos tais como: animais de pelúcia, de lã, etc., para o uso em hospitais e instituições infantis.
· Apoio a meninos de rua: Um projeto para levar alimento, mensagem, higiene e recreação a meninos de rua. A sociedade JA pode levar tudo isso a um local onde haja sempre um grupo destes meninos e oferecer a eles, ou preparar um dia da semana durante todo o mês e oferecer tudo no prédio da igreja. Para isso, é só ir até onde eles estão e informar a data e o local. , É fundamental para este projeto fazer parceria com o departamento de Dorcas da igreja.
· Operação sementinha: Na época da primavera, duplas de jovens, durante os domingos ou feriados,  visitando as casas para entregar sementes de flores, com uma mensagem da Bíblia.
· Projeto “Cara Nova”: Um grupo de jovens se oferecendo para realizar em um domingo uma faxina em uma escola pública abandonada ou escola Adventista, dando uma cara nova. Na segunda-feira, quando pais e alunos comparecerem à escola, notarão a diferença e poderão ver uma faixa indicando: “Escola de Cara Nova. Um presente dos Jovens Adventistas do Sétimo Dia”.
· Operação “Pente Fino”: Adotar um bairro carente e levar um grupo de profissionais ou irmãos que possam visitar uma região definida de casas, para orientar e ajudar nas necessidades (alimentação, limpeza, saúde, etc.).
· Projeto “RenovAÇÃO”: Você e seus jovens podem fazer isso em um Domingo. Todos podem se concentrar na região mais central da Cidade e limpa-la. Junto à porta de cada casa ou comércio, pode ser entregue ou afixada uma mensagem dizendo: “Vamos manter nossa Cidade mais limpa. Estamos fazendo a nossa parte. Que tal ir mais longe e deixar Jesus purificar seu coração? Com carinho, Jovens Adventistas do 7º Dia” e o endereço da igreja.
· Projeto “Boa Vizinhança”: É um ótimo projeto comunitário e também muito missionário. Os vizinhos da igreja raramente são atendidos por ela. Muitas vezes se sentem incomodados pelo barulho, excesso de movimento e carros estacionados em frente às suas casas. Que tal, num Domingo ou feriado, reunir uma turma e limpar a rua da igreja e o pátio dos vizinhos? Isso vai quebrar barreiras e causar um impacto tremendo.
· Missão “Boa Praça” – Limpeza de Praças e Restauração de Locais Históricos: Muitas comunidades, especialmente as pequenas, estão interessadas em contar com a ajuda de jovens para a restauração de seus locais históricos e praças. Entre em contato com o órgão público, local responsável por isso. A educação sobre conservação permitirá os jovens a participarem de programas tais como o plantio de árvores, construção de viveiros para pássaros, preservação de animais selvagens, verificação de erosão do solo e atividades similares.
· Orientação para a 3ª Idade, jovens e adolescentes sobre saúde mental: Para a 3ª Idade podem ser apresentados assuntos sobre saúde física, osteoporose e outros. Para jovens e adolescentes a questão das drogas pode ser muito bem explorada.
· Projeto “Vidas doando vidas”: Doação de sangue em um dia previamente marcado, e com uma campanha bem promovida. Se a campanha for realizada em um sábado, pela manhã pode ser feita uma pregação envolvendo sangue ou doação e à tarde, em um local com o serviço público presente, realizar as coletas.
· Rua do Recreio: Separar uma rua da cidade, em acordo com os órgãos legais responsáveis, e organizar um domingo de lazer para as crianças. A rua deverá localizar-se em um bairro carente, e a comunidade deve ser avisada com antecedência. Logo pela manhã os jovens ornamentam a rua, iniciam as atividades ensinando hinos para crianças, uma história Bíblica e partem para uma gincana infantil.
· Criança Feliz: Entrega de presentes para crianças carentes. Pode ser feita uma campanha de arrecadação de presentes ou recursos para comprar lembrancinhas e entrega-las em uma creche, orfanato, bairro carente, etc. É importante lembrar que todas estas atividades devem ser canais para pregação do evangelho. Para isso, sempre devem ser ensinados hinos infantis, contadas histórias bíblicas e doada literatura para os pais.
· Meu presente de natal: Campanha de arrecadação de presentes, para que sejam distribuídos entre famílias carentes da igreja e comunidade. Pode ser feito um programa na semana do natal, na igreja, para que os presentes sejam entregues às famílias.
· “Jovens Amigos”: Para este projeto, a sociedade JA pode aproveitar a semana de oração JA, que ocorre durante o mês. No decorrer da semana os jovens durante o dia se revezam em projetos em regiões centrais e/ou carentes e à noite vêm para assistir ao programa da semana de oração na igreja, podendo até trazer amigos e famílias encontrados durante os projetos. A semana pode ser chamada de “semana dos jovens amigos”. Podem ser desenvolvidos projetos na área de saúde, odontologia, alimentação, higiene, educação de filhos, etc.
· Projeto “Saúde Total”: Profissionais da área da saúde colocando em prática seus conhecimentos servindo a comunidade em praças, escolas e parques.
· Pão na praça: Projeto para alimentação dos carentes. Regularmente os jovens vão a uma praça e servem alimentos aos carentes. O ideal é sexta a noite, quando todos Já estão voltados para as atividades espirituais. É mais fácil envolvê-los.
· Projeto “Mão Estendida”: Envolve arrecadação de alimentos para serem entregues a famílias carentes da igreja ou comunidade.
· Visita a autoridades: A equipe JA e os jovens da igreja reconhecendo o benefício das atividades exercidas pelas autoridades civis e militares na sua localidade. A homenagem mostra o apoio da igreja a estas pessoas e abre o coração das mesmas para a igreja. A homenagem pode ser feita no gabinete do homenageado.
· Visita a pastores evangélicos: No dia do pastor (4° sábado de Outubro) dividir equipes de jovens para irem a casa de pastores evangélicos da região em que se localiza nossa igreja, mostrando o valor dos mesmos para a fé dos seus fiéis. Em nome da Igreja Adventista o ideal é entregar-lhes o livro “Nisto Cremos” e convidá-los para nos fazer uma visita. Esta homenagem vai emocioná-los e mostrar outra imagem da Igreja.
· AVENTURISMO: Aventura, Turismo e Evangelismo. Um programa completo para passeios de resultado com os jovens. Você pode planejar, por exemplo, uma viagem a uma cidade turística, com uma gincana envolvendo os participantes. Esta gincana deve envolver atividades recreativas, esportivas e evangelísticas como distribuir uma quantidade de folhetos por equipe, ou fazer um culto em praça pública onde cada equipe fará uma parte. Assim se alcançam os três propósitos propostos pelo projeto.
· Curso “Como Deixar de Fumar em Cinco Dias”: O programa começa no Sábado a noite e vai até Quinta-feira. Neste período são apresentadas palestras médicas e uma forte dose de estímulo para o abandono do vício. Se torna uma ponte entre a melhora do corpo e a salvação da alma. Deve haver: boa propaganda, boa recepção, bom material de apoio, bons palestrantes. Você pode obter maiores informações com o departamento de Saúde e Temperança de sua Associação/Missão.
· Cursos de Saúde: Seguindo os mesmos moldes do “Curso Como Deixar de Fumar em Cinco Dias”, podem ser feitos cursos sobre stress, drogas, arte culinária, etc.
· Ciclistas Missionários – “Coração Novo”: Organize um grupo de ciclistas e promova junto aos meios de comunicação. É uma promoção moderna e bem aceita do amor de Cristo de forma saudável, ligando o cuidado com o coração ao novo coração que Ele pode dar.
· Batismo da Primavera:  É a grande festa de colheita da igreja e dos jovens. Procure organizar com cuidado a recepção, as músicas, a participação dos candidatos, o microfone do batistério, as pessoas para anotarem os nomes após o apelo e o atendimento a estes nomes.
Você pode pedir a autorização da comissão da igreja para ser realizado com os candidatos o voto batismal simplificado. Ele é um pouco mais resumido e tem uma linguagem mais compreensível.

About these ads

3 comentários sobre “Como envolver os Jovens nos Ministérios da Igreja

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s