Como Jesus aprendeu a ler e a escrever?

A vida no tempo de Jesus
Como Jesus aprendeu a ler e a escrever?
Jesus, como filho de José e Maria, provavelmente foi educado como qualquer criança de seu tempo. Para compreender melhor como nosso Senhor viveu essa fase de sua vida, segue uma pequena pesquisa sobre como as crianças de seu tempo eram educadas.
As escolas judias para crianças eram poucas naquele tempo, por isso seguindo o antigo costume dessa região, o pai de família era quem ensinava os filhos a ler e escrever. O objetivo era bem preciso: consistia em uma educação religiosa, para conhecer a Torá, a Palavra de Deus, para assim terem uma vida segundo a vontade de Deus.
Essa educação consistia em aprender a ler e a escrever em hebraico. Lembrando que a língua falada era o aramaico e em várias cidades romanas, o grego. Nas escolas o ensino era dirigido, em geral, somente aos meninos, os quais começavam a aprender a lei escrita aos cinco anos, aos dez aprendiam a lei oral e comentários de sábios sobre diversas passagens bíblicas. A educação das meninas era feita pelos pais em casa.

Sala dedicada ao ensino das crianças em Cafarnaum
Como a finalidade dos estudos era estritamente religiosa, geralmente se construía ao lado da Sinagoga, lugar de culto dos judeus, uma sala onde onde os alunos se sentavam aos pés do mestre. Exemplo disso vemos nos Atos dos Apóstolos quando Paulo disse que foi educado “na escola de Gamaliel” (cf. At 22,3). Segundo o costume daquele tempo, os alunos se sentavam e escutavam atentamente o mestre, pois deveriam guardar tudo à memória. Não se anotava o que o mestre dizia nem em argila, ou outro tipo de material típico daquele período.
A primeira fase de aprendizado se encerrava quando o menino completava doze anos, essa idade é muito importante inclusive em nossos dias para a religião judaica, pois marca o início da maturidade social da criança. Essa data é marcada por uma especial celebração familiar, onde se agradece pelo dom da Torá, e onde o pai da criança entrega a Deus a responsabilidade de responder diante dele pelos pecados do filho.
Para quem aspirava tornar-se escriba ou doutor da lei, o estudos continuavam em geral até os dezoito anos completos.

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. boa tarde!
    gostaria de saber, onde está na biblia esta referencia que Jesus aprendeu a escrever ler.
    obrigada. (email:terezabatista.2010@hotmail.com

    1. Na bíblia não há referência especifica sobre o fato de Jesus ter aprendido a ler e escrever. Mas há o texto Lucas 4:16-17 em que Jesus entra na sinagora e ler um texto do profeta Isaías e também a ocasião registrado em João 8:6 quando apresentam Maria Madalena e Jesus começa escrever com o dedo no chão.
      Os dois textos comprovam que Jesus sabia ler e escrever – em sua época como agora existiam escolas que ensinavam as crianças – as famosas escolhas de profetas como vemos em outros textos bíblicos como no caso de II Reis 11 e no Novo Testamento no Livro de Atos 22:3, escola de Gamaliel.
      Jesus provavelmente não frequentou essas escolas ou nenhuma do tipo na época. Existem outras evidencias de que ELE foi educado apenas por sua mãe Maria.
      Espero ter respondido a pergunta. Na dúvida, entre em contato.

    2. Olá Maria Tereza,
      na bíblia não existe nenhuma citação que Jesus aprendeu a ler, mas são relatados que Jesus escreveu com o dedo no chão e também que ele abriu o livro do profeta Isaias e leu numa sinagoga em um sábado! essas são apenas algumas das evidências que Cristo sabia ler!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s