O ESPÍRITO SANTO e sua atuação nos bastidores

Nas Escrituras, o Espírito Santo não recebe o mesmo destaque dedicado ao Pai e ao Filho. No entanto, a Bíblia nos diz que Ele esteve presente em momentos importantes ao longo da história sagrada. No princípio, na criação deste mundo, Ele atuou, porém, mais em segundo plano. Ele também atuou na inspiração dos profetas de Deus, desempenhando, assim, um papel fundamental na composição da Palavra de Deus. Ele agiu também na concepção de Jesus Cristo no ventre de Maria.

Entretanto, o Espírito de Deus não está no centro do registro bíblico e, surpreendentemente, conhecemos pouco sobre Ele. O Espírito Santo permanece em segundo plano porque Sua função é fazer avançar a obra de outra Pessoa da divindade – Jesus, o Filho de Deus – e dar glória a Deus, o Pai. Tudo isso para que a humanidade caída pudesse ser salva da morte eterna que o pecado lhe causaria.

A partir do testemunho das Escrituras, descobrimos que o Espírito Santo aceita, de maneira graciosa e voluntária, uma função de bastidores – no sentido de apoiar, auxiliar, sustentar e capacitar. Seja na criação, na redenção ou na missão, Ele não busca ficar sob os holofotes, independentemente do Seu papel crucial.

Sem dúvida, a obra do Espírito Santo é fundamental para nossa caminhada com o Senhor. Podemos não ser capazes de ver Sua atuação, mas conseguimos ver a influência da Sua obra em nossa vida e na vida de outras pessoas. Se sua vida foi transformada pela fé em Jesus, isso ocorreu somente por meio da obra do Espírito Santo. “Se bem que o vento seja invisível, seus efeitos são vistos e sentidos. Assim a obra do Espírito no coração se revela em cada ato daquele que experimentou Seu poder salvífico. Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade e a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 173). Essas são promessas maravilhosas, e um número incontável de pessoas têm demonstrado quanto elas são reais. Porém, a obra do Espírito Santo não é instantânea. Não nos tornamos automaticamente o tipo de pessoa que deveríamos ser. Uma vida de fé e submissão ao Senhor é uma vida de luta, de entrega e arrependimento quando falhamos. O Espírito Santo é o agente divino que atua em nossa vida para nos tornar novas criaturas em Cristo. Essa é, no entanto, a obra de uma vida. Embora nossas falhas e fraquezas devam nos estimular à mais plena entrega ao Senhor, não devemos deixar que o diabo as use para nos desanimar em nossa vida cristã (o que ele sempre anseia fazer). Quando formos escarnecidos pelos nossos pecados, precisamos sempre nos lembrar da morte de Jesus em favor dos pecadores. É exatamente porque somos o que somos, pecadores necessitados da graça, que Jesus morreu por nós e nos concedeu essa graça.

Perguntas para Reflexão:

1. O que o exemplo do Espírito Santo ensina sobre o valor de ministrar nos bastidores? Isto é, fazer a obra do Senhor, mesmo que muitas pessoas não conheçam, não vejam nem apreciem?

2. Como o Espírito Santo exalta Jesus e O coloca em destaque? Como você pode exaltar Cristo sem se colocar no centro das atenções? Por que, às vezes, é tão difícil fazer isso? Como podemos lutar contra a inclinação natural da exaltação própria?

Respostas e Tarefas para a Semana:

1. A (F); B (V).

2. Pairava – águas – fôlego – vivifica.

3. Habilidade – capacidade – desenhar – prata – bronze – pedras – de arte.

4. C.

5. Com uma semana de antecedência, escolha três alunos ou forme três duplas para estudar as passagens. Dê a cada aluno ou a cada dupla uma das passagens (Lucas 24:44-49; Gálatas 5:16-23 ou Efésios 4:23, 24). Com base nos textos, solicite-lhes que expliquem (a) o que aprenderam sobre a obra do Espírito Santo e (b) como o Espírito Santo glorifica Jesus?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s